domingo, 1 de fevereiro de 2009

Introdução à literatura grega

Os conceitos clássicos, os motivos e os parâmetros que a civilização ocidental adotou como seus estão combinados (...) na literatura grega.
Mary Ellen Snodgrass, 1988.

O poeta e crítico literário Ezra Pound (1885/1972) escreveu, certa vez, que literatura é "linguagem carregada de significado" e "novidade que permanece novidade". As mais importantes obras gregas, indubitavelmente, se ajustam com perfeição a esses conceitos: sua estética tem sido admirada e imitada há quase três mil anos e podem ser lidas e relidas várias vezes sem perda de interesse.

A literatura grega é a mais antiga da Europa e abrange um longo período de quase doze séculos — de -750 a 400, mais ou menos, sem contar a produção do Período Bizantino. Infelizmente, a maior parte foi perdida em consequência do fim do Império Romano e da quebra da unidade cultural do Mediterrâneo.

De cerca de 400 peças de teatro das quais temos referências, por exemplo, para mencionarmos apenas as representadas em Atenas, durante os festivais dramáticos, conhecemos somente 45; de toda a poesia lírica, com exceção de Píndaro e Baquílides, restam apenas alguns poucos fragmentos.

Em outros gêneros literários a dimensão da perda é ainda maior, e há apenas um consolo: praticamente tudo o que restou é de primeira qualidade.

Referências:
Ezra Pound, ABC da Literatura, trad. A. Campos & J.P. Paes, São Paulo, Cultrix, 71995.
Mary Ellen Snodgrass, Cliffs notes on greek classics, New York, Wiley, 1998.


RIBEIRO JR., W.A. Introdução à literatura grega. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. Disponível em www.greciantiga.org/arquivo.asp?num=0713. Consulta: 1/2/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.